Voltar  Imprimir     

Serviço pay-per-use: comodidade sem sair do seu apartamento
01/11/13 - 12h29



Na hora de procurar um apartamento para alugar ou comprar, um critério de escolha importante, além do preço, é a praticidade do dia a dia. Cada vez mais comum nos grandes centros, mas ainda inovador em condomínios de Cuiabá, o sistema “pay per use” (pague pelo uso, em inglês), atrai cada vez mais o interesse de moradores e inquilinos.

São oferecidos serviços como limpeza e arrumação, escritório co-working, conveniência e lavanderia, entre outros. Dessa forma, o sistema promete facilitar e muito a vida dos moradores, principalmente para quem tem pouco tempo livre.

Alguns serviços básicos costumam já estar inclusos na taxa de condomínio e os demais são pagos na medida em que são utilizados. Normalmente, os serviços como eletricista, encanador ou arrumadeira, entre outros, são realizados por uma empresa terceirizada que fica à disposição para prestar os serviços e acertar valores, tornando os apartamentos mais semelhantes a hotéis.

Com a mão de obra cada vez mais cara e escassa nesses serviços, o sistema alivia as dores de cabeça dos moradores para lidar com essas tarefas do dia a dia. "Empreendimentos que ofereçam esse serviço tendem a crescer, pois são bastante desejados, principalmente por solteiros e casais sem filhos", afirmou o diretor e arquiteto da Caixa Construções, Daniel Moreno.

Segundo o profissional, a oferta de serviços “pay-per-use” cresce no segmento de compactos, com um ou dois dormitórios. Em alguns desses imóveis, que medem em torno de 50 m² e cuja estrutura se assemelha à dos flats, itens como faxina fazem parte da taxa de condomínio.

Um levantamento da administradora Lello em 1.400 condomínios de São Paulo aponta que churrasqueira e salão de festas são campeões de utilização. Chamarizes de vendas como "pet care", no entanto, são usados por menos de 10% dos condôminos.

Em Cuiabá, a Caixa Construções inovou e foi uma das primeiras a construir um empreendimento com esse sistema. “A novidade foi um grande sucesso no mercado imobiliário cuiabano, tanto que a primeira torre foi vendida em menos de um mês após o seu lançamento”, informou Adriano Sirugi, gerente de relacionamento da construtora.

O sucesso de vendas do Della Rosa mostrou o grande interesse e necessidade da população cuiabana por empreendimentos que ofereçam serviços "pay-per-use".  Ao contrário do que alguns pensam, estes serviços não encarecem a taxa condominial e podem contar com custos mais baixos, se forem comparados à manutenção de funcionários fixos e pagos pelos moradores.

Segundo a Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios), a redução dos preços desses serviços pode chegar a 5%, em média, em relação aos valores praticados do lado de fora dos condomínios.

Uma Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, realizado nas seis maiores regiões metropolitanas do país, demonstra que esses serviços, quando realizados no mercado, estão cada vez mais caros, causado pela falta de mão de obra.

A escassez de pessoas nesses serviços abre espaço para esse novo tipo de atendimento e moradia personalizada. O sucesso do Della Rosa demonstra que existe demanda por esse sistema em Cuiabá e a população está atenta às novidades e em busca deste tipo de conforto e comodidade para o dia a dia. 

Pay-Per-Use

Planejado para homens de negócios, solteiros ou famílias menores, as duas unidades do Della Rosa Smart Life se encaixam em um novo perfil de moradia. O imóvel foi lançado no final de 2011, com a proposta de oferecer tudo que for necessário com um simples pedido pelo interfone.

Os serviços de camareira, conveniência, lavanderia e coworking estão disponíveis aos moradores e só são cobrados daqueles que usarem.

Localizado na região do Santa Rosa, o Della Rosa I está em fase de vistorias, e o Della Rosa II em fase de construção. O empreendimento fica próximo ao shopping Goiabeiras, aos supermercados Big Lar e Hiper Modelo, ao Gran Odara Hotel, farmácia Rosário e à Avenida Isaac Póvoas.
 



Fonte: Da Assessoria



Compartilhe








Cadastre-se e receba novidades

(65)3637-1001 - Av. República do Líbano, 2255, Jardim Paiaguás, CEP 78048-135, Cuiabá - MT - CRECI: 5719J